Gênero Charge
- Laura Penha
- 2 de jul. de 2015
- 1 min de leitura

(1) O autor denuncia a aplicação da justiça ao contrastar a situação social dos dois presos. (2) O jogo de palavras entre Iphone e Iphome é usado para mostrar o contraste social. Em um lado está a burguesia e, no outro, a pobreza.
Você sabe o que é uma Charge?
Charge é um gênero de caráter humorístico, constituído de linguagem verbal (escrita) e não-verbal (imagem). Ao contrário do que muitos pensam, a charge não é só uma tirinha engraçada, ela exige do leitor a capacidade de identificar as inferências feitas no texto e perceber a multiplicidade de sentidos que ela pode ter.
A crítica humorística desse gênero se relaciona diretamente com os acontecimentos da atualidade, em seu surgimento podemos perceber isso. No século XIX, a charge foi a maneira que as pessoas encontraram de protestar de um jeito diferente e, embora houvesse forte repressão do governo a imprensa, o gênero permaneceu e até hoje é utilizado.
Os meios de veiculação do gênero Charge são, principalmente, os jornais e as revistas. Com o avanço tecnológico e os efeitos visuais, surgiu a charge animada, que é como um minidesenho animado com os mesmos objetivos da charge impressa.
Comentários